Encontro reforça importância das mídias sociais no desenvolvimento dos negócios
A preparação dos pequenos negócios para acompanhar a transformação digital norteou o debate do Café com ALI – Agente Local de Inovação nesta quarta-feira, 27, no auditório do Sebrae em Ilhéus e no hotel Tarik Fontes, em Itabuna. No encontro, os empresários, que são acompanhados pelo programa ALI, tiveram a oportunidade de compartilhar experiências e conhecer estratégicas eficazes para uma melhor atuação das empresas nas redes sociais.
O evento chamou a atenção da gestora da Academia Vip, em Ilhéus, Lívia Andrade, sobre a importância de profissionalizar as mídias sociais. Segundo ela, a empresa já está presente no Facebook e no Instagram, mas as postagens e interações ainda estão sendo feitas pela própria empresária os outros gestores.
“A palestra abriu a minha mente para que eu possa profissionalizar e voltar mais para o público feminino e que tem interesse em perder peso. Vou começar a planejar para colocar em prática e dar uma cara mais profissional às mídias sociais”, avaliou.
Já a veterinária e gestora da Clínica Médica Veterinária - Climev, Stela Montargil, declarou que dentre as ações de planejamento e meta, o objetivo maior foi melhorar o desenvolvimento das mídias sociais. “Eu investi na contratação de uma pessoa para gerenciar a parte de rede social (Instagram e Facebook), e estamos trabalhando com o Whatsapp no pós-venda, que está tendo um resultado muito maior do que a gente consegue ver com outras formas de publicidade”.
Sobre como as empresas podem se preparar no momento de transformação digital, a instrutora e palestrante Janara Andrade, mestra em Ética e Gestão pela Faculdade Superior de Tecnologia, destacou que a atualidade pede uma nova reformulação no modelo de negócios. “Os empresários entenderam que não dá para continuar como está ou que precisam aprimorar aquilo que já vem fazendo ao longo de sua trajetória enquanto empreendedores”.
Ao longo da palestra, Janara buscou sensibilizar e conscientizar os empresários sobre a importância da criatividade, da inovação e de usar as redes sociais, como ferramenta para promover a proximidade com o cliente, de ter clientes mais satisfeitos e encantados pela forma diferenciada de oferecer os produtos. “Quanto mais a empresa facilita o acesso dos produtos, a empresa só tem a ganhar e o cliente fica mais satisfeito”, destacou a palestrante.
Cenário
Em outro momento do encontro, o economista e especialista em Tecnologias e Educação Digital, Renato Drouguett, apresentou dados de institutos de pesquisas sobre o lucro que pode ser gerado a partir das redes sociais. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, as pessoas estão gastando uma média de R$ 300 por compras, que vão desde moda e acessórios, eletrodomésticos, eletrônicos e informática, saúde e beleza, produtos de marcas em geral.
Ainda segundo a pesquisa da ABComm, o Brasil movimentou no varejo R$ 68,87 bilhões no comércio online em 2018, e esse ano, deve chegar a R$ 79,9 bilhões, movimentando ainda mais a logística de entregas no Brasil de produtos comprados pela internet. “Então, o primeiro passo para quem está chegando agora nas mídias sociais é entender primeiro como funciona o comércio eletrônico e saber quantas pessoas estão comprando”, destacou Renato.
O evento contou ainda com a presença do consultor Estadual do ALI, Diego Natividade, que destacou o encontro como uma atuação estratégico do Sebrae, que ao longo de 30 meses acompanha os empresários visando fomentar a prática da inovação na gestão dos negócios. Segundo ele, “a visita acontece em todas as regionais para verificar os casos de sucessos, auxiliar os Agentes Locais e os gestores do programa na localidade, além de oferecer as soluções disponíveis pelo Sebrae”.